15 maio, 2006

O que vos deixa tristes?


Há caminhos que temos de percorrer sozinhos... mas no fundo desejamos ter alguém ao pé de nós para nos acompanhar. Quase que dentro de nós para nos ajudar a dar os próprios passos... Às vezes era bom ter um mundo de novela onde há sempre solução. Ter um refúgio paradisíaco aos nossos olhos onde ninguém pergunta por nós e onde podemos ir sem qualquer "mas..." ou "se...". Era bom que esse refúgio me recebesse agora sem ter de me justificar ou tentar dar-me a entender.
Todos temos pontos fracos, todos sentimos tristeza... mas umas vezes sentimo-la mais incontrolavelmente do que outras.

O que vos deixa tristes?

Às vezes apetece dizer "Hold me in a decent way", mas as palavras não saem... e não se vê o que está mudo dentro de nós. Todos temos uma vida e quando nos juntamos são muitas vidas que se cruzam, e cada um tem a sua tristeza, a sua alegria, a sua leveza ou o que pesa de mais. E ficamos desatentos.
A distância. O desapego. As opções. Cada uma me mata aos poucos.
Há lugares que não são nossos e por vezes estamos neles sem perceber que não deveríamos estar lá. E são certos momentos que se interpõem no nosso caminho que nos fazem perceber que estamos a ocupar o lugar errado na vida... não é que hajam lugares marcados mas existem definitivamente lugares certos ou errados para cada um de nós. Mas então como procurar, como encontrar, o lugar certo, o nosso lugar? Sentindo? Parece tudo muito vago... Nós sentimos aquilo que nos querem fazer sentir. Nós provocamos nos outros aquilo que queremos, tirando excepções. Posso muito bem dar a sentir bem-estar como também dar a sentir mal-estar ou outro qualquer sentimento. Depende de nós, das emoções que transmitimos, das palavras que usamos, da proximidade que estabelecemos. Então será que estou, simplesmente (não sendo tão simples assim), no lugar errado da vida?

O que me deixa triste? Tudo isto que escrevi. A indefinição. A falta do refúgio. A falta de muitos "alguém". A solidão dos passos.
Nem sempre as coisas são fáceis de entender, nem sempre é fácil ver com clareza, nem sempre é fácil existir. Mas quando temos pessoas presentes, quando nos sentimos leves, quando nos sentimos no Mundo é tudo tão mais fácil... aí, nem nos passa sequer pela cabeça apanhar um balão de ar. E ir...

10 comentários:

Inês disse...

"o mundo às vezes parece que desacerta com a gente..." li isto há uns tempos e ficou-me na memória. E nada me parece tão certo como isso... porque andamos sempre atrás do mundo, do nosso lugar no mundo e por vezes encontramo-nos, mas logo a seguir voltamos a perdermo-nos na imensidão que é a vida...

a vida até é simples, mas a ordem natural das coisas faz com que ela se complique... e isso deixa-nos fracos, por vezes mesmo sem forças, à espera de um olhar, uma frase, um abraço... qualquer coisa que nos faça sentir protegidos.


um beijo enorme e um abraço gigante

Susana disse...

Thanks for your words... :) gostei muito da frase que leste algures. É isso mesmo e apesar de ser tudo tão simples as coisas são também muito complexas o que não facilita nada aquilo a que chamamos: viver. E é fácil perder o rumo... quando não sentimos protecção parece que sentimos tudo ainda mais frágil e parece tudo complicado. Mas também sabemos que as coisas acabam por acalmar e suavizar.

1beijo simples

Gui disse...

Se há melhor dia para partilhar tanto desalento ctg, esse dia é hoje. Andava aqui às voltas no quarto para encontrar uma maneira simples de exprimir aquilo que me vai na alma!!! E é tão simples como tudo aquilo que tu aqui escreveste!!! Ando a sentir-me assim à algum tempo, mas parece que agora me bate mais forte! Não sei porquê, tv pq nestas coisas não exista um porquê definido mas um série deles por definir!!!
Tento acima de tudo, encontrar uma luzinha ao fundo do túnel ou nos caminhos que por força maior do destino vou percorrendo, mas desta vez esse luzinha tarda!!! FAlta-me o abraço, falta-se sentir protegida, pq apesar das maravilhosas pessoas que tenho ao meu lado (n literalmente), esse alento, esse abraço, esse sentir protegido tarda mts das vezes! Um beijinho enorme pelas palavras que tão bem me fizeram hoje. Parece que me esclareceu um pouco!!!

Susana disse...

Para além de tudo o que escrevi a indefinição também ajuda a complicar o que chamamos viver. Porque às vezes mais parece que não estamos a viver. Parece que fizemos uma espécie de pausa e apesar do tempo continuar a correr numericamente, ele pára na nossa cabeça, na nossa vida, na nossa alma... e as coisas estão, ficam ou parecem-nos de tal forma embrulhadas que não conseguimos avançar. Até que umas palavras ou um momento qualquer nos muda ou pelo menos nos ajuda a definir o que se passa. E aí ou nos resolvemos ou continuamos a precisar de tempo para nos resolvermos por dentro...
Fico contente por te et ajudado, de certa forma.
Beijinhos

Gui disse...

Há palavras, frases que se encaixam na nossa alma... Parece que temos um buraquinho aberto à espera de encontrar qq coisa que o preencha... São dessas palavras, desse preencher de buraquinhos que vamos vivendo, mais ou menos bem, conforme... Enche-me a alma cada vez que por aqui passo e leio este texto (lindo por sinal mas triste) que tu tão bem escreveste... Sem duvida que me encheu um grande buraquinho, o da minha tristeza...
Thanks Suki (lol)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não sei porque estou triste... simplesmente estou.
Sinto um vazio, parece-me que falta algo, que tenho da fazer algo, mas não sei o quê?!
Apetece-me fugir... Mas a verdade é que vou tentar dormir e esperar que a tristeza passe...

Susana disse...

Espero q hoje o dia esteja com um raio de sol:) se n tiver, aconselho um passeio, uma ida a praia sentir a areia ou um passeio a beira rio. Algo q faca bem a alma... Beijo com energias positivas:)

Anónimo disse...

"O que me deixa triste? Tudo isto que escrevi. A indefinição. A falta do refúgio. A falta de muitos "alguém". A solidão dos passos." Era tão bom que não entendesse sentisse e vivesse esta frase!!!!! Queria apenas acha-la sentida, jamais sentir-la... não faz sentido viver assim.

OmarOmbre disse...

Tem horas que não sabemos o que nos deixa tristes, mas acretido que é "normal", ninguém é feliz 100% do tempo, engana-se quem acredita no "e viveram felizes para sempre".
O mundo gira, o tempo passa e os problemas surgem, temos que ser fortes e supera-los com todas as forças para termos além dos momentos de felicidade o prazer em concluir estes problemas e assim começar um novo ou vários novos.
Eu trago nessa página bem aqui umas mensagens tristes para vocês olharem e pensarem a respeito, e claro refletirem de como melhorar e superar seus problemas.